Notícias
Espaço Litúrgico
VI Congresso Internacional de Arquitetura Religiosa Contemporânea
Por Pe Thiago Faccini
01/03/2019  11:59:35 - Atualizado: 01/03/2019  11:59:35

Será realizado de 10 a 12 de outubro de 2019, em Porto, Portugal, o VI Congresso Internacional de Arquitetura Religiosa Contemporânea, que terá como tema: Arquiteturas para uma nova liturgia. Intervenções no património religioso depois do Concílio Vaticano II.

No final dos anos 1960, iniciou-se um processo de renovação das igrejas católicas, que procurou responder às modificações litúrgicas implementadas durante o Concílio Vaticano II (1962-1965). Cinquenta anos mais tarde, este processo permanece problemático em edifícios com elevado valor patrimonial ou histórico. Sem dúvida, este evento será um bom momento para reflexões e trocas de experiencias, ajudando-nos a pensar o processo de adequação de nossos edifícios, patrimônios de nossa Igreja.

Dado a importância deste congresso e o tema abordado, o Setor de Espaço Litúrgico da CNBB está incentivando a participação de profissionais e agentes de pastoral que estudam e trabalham com espaço celebrativo.

A PLATANUS TURISMO, agência de viagens de São Paulo, elaborou um roteiro e esta organizando um grupo facilitando a participação do Brasil no congresso. Duas propostas de roteiro estão disponíveis:  Um Programa Básico, que consta da participação no congresso e um dia de passeio em pontos turísticos ao redor de Porto e um programa estendido, que prevê a visitação de cidades e pontos turísticos importantes de Portugal, como a peregrinação ao Santuário N. Sra. de Fátima, e visita a Lisboa e cidades ao redor.

Os interessados poderão entrar em contato com a agência de viagens Platanus Turismo e obter mais informações: (11) 2232-7122 ou (11) 99631-0469. E-mail: reni@platanusturismo.com.br

Outras informações sobre o congresso e a formação do grupo brasileiro podem ser consultadas com o assessor do Setor de Espaço Litúrgico, Pe Thiago Faccini Paro: (11) 98134-5264. E-mail: faccini20@hotmail.com

Os interessados em participar no Congresso com uma comunicação deverão enviar um resumo (300 palavras) e um curriculum vitae breve (150 palavras) para a Secretaria do Congresso (arquitecturareligiosa19@gmail.com) antes de 15 de março.

A apresentação completa da programação, pode ser lida no site oficial do congresso:

                                                        https://sites.google.com/site/arquitecturareligiosa2019/00-inicio