Notícias
ENAAS 2019
Lançamento de livros durante o 12º ENAAS
Por Pe Thiago Faccini
25/08/2019  20:15:40 - Atualizado: 25/08/2019  20:15:40

As Edições CNBB irão lançar dois grandes livros durante o 12º ENAAS, que acontecerá de 17 a 21 de setembro de 2019, na cidade de Castanhal/PA. O principal e mais esperado deles, é o livro: "A ARTE COMO EXPRESSÃO DA VIDA LITÚRGICA", com as conferências do Padre Rupnik durante o 11º. ENAAS, que foram gravadas em vídeo e posteriormente transcritas, resultando nas páginas do livro.

Em cada capítulo o leitor será provocado a uma mudança de paradigmas, sobretudo ao compreender a origem da arte cristã e como deve ser hoje a arte a serviço da liturgia. Para isso o autor dedica-se a refletir sobre o símbolo, como a coisa mais original que os cristãos introduziram na cultura mundial e em seguida disserta sobre a estrutura do edifício eclesial, percorrendo a história e resgatando a Eucaristia como fundamento para a criação arquitetônica e artística do espaço celebrativo. 

Padre Marko Ivan Rupnik estudou na Academia de Belas Artes de Roma, doutorou-se com uma tese sobre o significado missionário da arte e tem-se destacado pelo trabalho em mosaico, tendo exposto em muitas cidades e recebido vários prêmios internacionais. Além das mais de três dezenas de livros que publicou, em áreas como a arte, espiritualidade e Bíblia, assinou também mais de meia centena de obras, entre as quais a Capela Redemptoris Mater, no Palácio Apostólico do Vaticano (1999), construída a pedido de São João Paulo II. No Brasil, é autor do programa iconográfico da Catedral de Castanhal-PA.

Outro livro que será lançado durante o ENAAS, será o de Dom Marco Busca: "A Reconciliação: irmã do Batismo”. Ambos os autores estarão presentes nos lançamentos e serão ainda conferencistas da 12º edição do ENAAS.

Os livros já podem ser adquiridos pelo site das Edições CNBB.

https://www.edicoescnbb.com.br